22/12/2009

Uma noite sem abrigo

10/12/2009

10 de Dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos



A data celebra a adoção, em 1948, pela Organização das Nações Unidas (ONU), da Declaração Universal dos Direitos Humanos.A Declaração nasceu em resposta à barbárie praticada pelo nazismo contra judeus, comunistas, ciganos e homossexuais e também às bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos sobre Hiroshima e Nagazaki, matando milhares de inocentes.É a partir dessa Declaração que começa a se desenvolver o Sistema Internacional dos Direitos Humanos mediante a adoção de inúmeros Tratados Internacionais voltados à proteção dos direitos fundamentais.


Um exemplo a ser seguido...

Este é um exemplo a seguir, pois quando nos encontramos emanados com os nossos problemas pensamos que tudo está perdido.Contudo, é no fundo do tunel que aparece uma luz e nos vem salvar de tal dimensão de angústia.

Visita de Estudo: STSADP e Quinta do Leme

No dia 27 de Novembro de 2009, teve lugar uma visita de estudo ao Serviço Técnico Socioeducativo de Apoio à Deficiência Profunda (STSADP) e à Quinta do Leme, mais concretamente ao Serviço Técnico de educação para a Deficiência Intelctual, serviços estes que fazem parte da Direcção Regional da Educação Especial e Reabilitação (DREER).
Esta visita de estudo, foi enquadrada no programa da disciplina de Práticas de Apoio Social tendo sido o objectivo, o de promover a nossa aproximação aos respectivos serviços e o seu modo de funcionamento, direccionado à população portadora de deficiência e de necessidades educativas especiais (NEE).

STSADP

Numa primeira fase, a visita de estudo realizou-se no STSADP, onde fomos gentilmente recebidos pela Drª Filomena, terapeuta responsável pelo serviço, e posteriormente pela Drª Alexandra, psicóloga responsável pelo mesmo.
De seguida foi-nos apresentado a orgânica do serviço, assim como o seu modo de funcionamento. Fomos encaminhados até às diversas salas (oficinas de trabalho) onde no momento, se encontravam os utentes em plena actividade, respectivamente, preparativos para o natal.
Uma primeira impressão registada, foi o modo como estas pessoas portadoras de deficiência profunda, em particular, os vulgarmente chamados monglóides, isto é, que têm tricemia 21, manifestaram a necessidade de nos cumprimentar de forma muito afectuosa.
Observamos também que os utentes deste serviço, têm ao longo do dia muitas actividades ocupacionais, entre elas, pinturas, costura, confecção de doces, plantação de produtos hortículas para o seu próprio consumo, actividades domésticas, etc. Estas actividades são realizadas de forma rotativa pelos utentes. Deste modo todos dão o seu contributo e prova a mais valia de que todos capazes de contribuir para a sociedade que desejamos ter como objectivo a inclusão.
Quinta do Leme
Numa segunda fase da visita de estudo, fomos à Quinta do Leme, onde fomos recebidos pela professora especializada, Drª Fátima Alves. Foi-nos feita uma apresentação esquemática do STEDI, conduzindo-nos, entretanto, às diversas salas de apoio, às crianças e jovens com deficiência intelectual e NEE, tendo sido o momento mais interessante, a visita a um modelo de sala Teacch, direccionada para as crianças autistas.
O balanço (da avaliação) desta visita foi gratificante porque permitiu-nos adquirir novos conhecimentos relacionados com a temática da deficiência, que por si é muito interessante, mas também é uma realidade complexa na medida em que é necessário toda a sociedade aceitar definitivamente a diferença.

Livro "Unidos no Amor, Contra a Indiferença"




Uma história de amor:
Isabel Barata, 42 anos, economista, reformada por invalidez devido ao agravamento de uma osteogénese imperfeita, empenhada e activa, desde 1992, na área do voluntariado e do desenvolvimento pessoal.
Manuel Matos, 54 anos, licenciado em Germânicas, professor do ensino secundário durante 28 anos, reformado devido ao agravamento de uma doença neuromuscular severa e congénita, escritor, tradutor, co-fundador da Associação Portuguesa de doentes Neuromusculares. Conheceram-se à distância, através de palavras, de poemas, de livros. Encontraram-se e apaixonaram-se, como milhares de pessoas, todos os dias, em todo o mundo, aspiraram a viver juntos – eis uma história simples.


Uma história de acção:
Manuel Matos nunca chegou a andar. Desde criança se habituou a ouvir dizer que “não podia querer a Lua”, mas nunca aceitou que ela estivesse fora do seu alcance. Fez coisas, lutou por coisas, conseguiu coisas, teve uma vida profissional activa e de sucesso, viajou, teve uma juventude, teve amigos, teve discípulos. Recusou-se a aceitar que não tinha direito a uma vida afectiva, a uma vida amorosa, a viver a sua sexualidade como qualquer ser humano. Apaixonou-se, encontrou finalmente a sua “alma gémea”, lutou por esse encontro, por essa vida, por esse amor.
Isabel Barata teve uma infância e uma juventude activa e normal, à excepção das cirurgias correctivas a que teve de se submeter desde criança. Após uma queda acidental viu a sua condição física agravar-se até ao ponto de ir perdendo a sua preciosa autonomia. Impedida de ter um emprego normal, vira-se para o voluntariado em IPSS e para a área do desenvolvimento pessoal. O caminho faz-se caminhando e por várias maneiras, e Isabel não pára nem se entrega. Apaixonou-se, encontrou finalmente a sua “alma gémea”, lutou por esse encontro, por essa vida, por esse amor – em seu nome reivindicou uma parte da autonomia perdida e viajou sozinha, todos os meses, de Lisboa ao Porto e volta, para estar com o Manuel.


Um grito de dignidade:
Unidos no Amor Contra a Indiferença é um grito de dignidade: uma obra subversiva na nossa sociedade acomodada e formatada, onde a diferença é tolerada desde que se comporte dentro de certos padrões e não pretenda, com é apontado constantemente a um dos autores do livro “agarrar a Lua”.É uma história de dois concidadãos nossos – um professor e uma economista — que se recusaram a ser emocionalmente “deficientes” e a aceitar a recusa que lhes foi imposta de construírem um futuro a dois. O futuro comum já não existe – uma vez que o Manuel Matos faleceu durante o processo de produção do livro – mas o seu último projecto em conjunto, aquele em que trabalharam e que acarinharam como veículo para fazer chegar ao mundo a mensagem da sua luta por direitos fundamentais e da sua luta pela visibilidade enquanto elementos válidos, produtivos e necessários à saúde e ao funcionamento da sociedade como um todo aqui está, prestes a tornar-se realidade com os lançamentos já programados para o Porto e para Lisboa e com a saída para as livrarias.

Jogo Contra a Pobreza traz Zidane e Ronaldo ao Estádio da Luz

O Estádio da Luz vai ser palco para a sétima edição do Jogo Contra a Pobreza, no dia 25 de Janeiro, iniciativa promovida pela ONU que, nos últimos seis anos, tem colocado frente-a-frente os amigos do brasileiro Ronaldo aos do francês Zinedine Zidane.A sétima edição do Jogo Contra a Pobreza, porém, disputar-se-á em moldes diferentes, juntando os amigos de Ronaldo «Fenómeno» e Zidane numa só equipa. Do outro lado estará uma formação ‘All-Stars’ do Benfica, composta por jogadores do plantel principal e por antigos futebolistas com ligação ao clube encarnado. A Fundação Benfica endereçou há cerca de três meses um convite ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para receber o evento no Estádio da Luz.Em comunicado divulgado esta quinta-feira pela ONU, em Genebra, Luís Filipe Vieira, referiu que «o clube está feliz por se associar ao PNUD na organização do evento». «O futebol é uma óptima maneira de reunir as pessoas para uma boa causa e o Benfica é muito mais do que um clube de futebol e quer assumir uma componente social de grande dimensão através da sua Fundação», notou.