Polícia de Segurança Pública deu conselhos de segurança a idosos
No âmbito das Jornadas de Formação Sénior, inseridas nas comemorações do mês internacional da pessoa idosa, promovidas pela Casa do Povo de Santa Cruz, a Polícia de Segurança Pública (PSP) deslocou-se, ontem, à Casa da Cultura de Santa Cruz, onde transmitiu conselhos de segurança a um grupo de idosos do concelho, ao abrigo do programa “Idosos em Segurança”.
De acordo com o agente Manuel Menezes, cada vez se nota mais a existência de idosos em situação de isolamento e a necessitar de apoio, ao mesmo tempo que o número de burlas e outro tipo de situações deste género em relação a este grupo etário aumenta. Daí a cada vez maior preocupação em aproximar a Polícia dos cidadãos.
Entre os conselhos deixados, é de sublinhar a necessidade de acabar com alguns hábitos antes usuais, como pôr a chave debaixo do tapete ou deixar a porta entreaberta enquanto se vai a casa do vizinho. Além disso, a Polícia aconselha a que estas pessoas tenham sempre disponíveis os contactos telefónicos de emergência, para caso seja necessário, que tenham o cuidado de não abrir a porta a estranhos e que não aceitem nem assinem propostas que venham de estranhos. A colocação de uma corrente na porta é também útil, bem como reforçar os pontos de acesso à residência e ter sempre iluminação suficiente. A PSP também chama a atenção para que as pessoas estejam mais alerta ao caminhar na rua, especialmente quando vão a alguma instituição levantar dinheiro, e para que desconfiem de certas abordagens.
Na sessão foram distribuídos panfletos com informações sobre o Programa Integrado de Policiamento de Proximidade, onde se insere o “Idosos em Segurança”, com conselhos e ainda com contactos úteis.
Sem comentários:
Enviar um comentário